quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Filme - Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet


"My arm is complete again!"

Título Original: Sweeney Todd, The Demon Barber of Fleet Street
Gênero: terror
Lançamento: 2007
Duração (tempo): 95 minutos
CPaís / Ano de Produção: EUA - 2006


Enquanto Anthony Hope canta as belezaz de Londres enquanto volta para casa, a sua sombra está Sweeney Todd, homem misterioso e um tanto insano que esconde um passado doloroso e uma sede imensa de vingança.


Todd conta a Hope a história de um barbeiro chamado Benjamin Barker que vivia com sua bela esposa Lucy e a filha ainda bebe, mas que foi condenado á prisão sem nenhum porque a não ser pelo fato de o Juíz que decretou sua prisão ser apaixonado por sua mulher. O jovem barbeiro perdera tudo, e cumprira sua condenação em algum lugar da Austrália.


 Dentro da cidade, Todd se dirige á Rua Fleet e é surpreendido ao encontrar no lugar que antes era uma barbearia uma cena decadente, pobre e pequena. Ali encontra a adorável Senhora Lovett com suas roupas negras e sua presença nefasta. 


 O lugar virou uma casa de tortas, e a própria Senhora Lovett em sua cozinha prepara as tortas enquanto conta o quão horríveis são, servindo apenas de alimento as baratas, verdadeiras donas do lugar.



Depois de provar as tortas da viúva, Todd questiona a mulher sobre os aposentos superiores. Esta o conta que o todos dizem que o lugar é assombrado devido o fim do ultimo morador, o barbeiro Barker. Todd a interroga sobre a filha do homem e descobre que após a prisão de Barker, sua mulher foi perseguida pelo Juíz Turpin e atraída para uma festa libertina onde foi violentada. Furioso Todd revela ser Benjamin Barker e conta a senhora Lovett que deseja acima de tudo vingança.


" Ele serviu um deus cruel e vingativo."


Sweeney logo retoma seus afazeres como barbeador e adquire uma pequena fama, o que o leva a conseguir uma clientela razoável.


 Do outro lado da cidade na região nobre, Hope encontra a já adolescente Johanna Barker parada na janela e se apaixona de cara. Mas em pé na porta observando seu devaneio está o Juiz Turpin que o convida a entrar e lhe presenteia com uma ameaça de se algum dia voltar a cobiçar Johanna teria um fim terrível.


"Eles pensam que paredes podem escondê-la ?"


Um pequeno problema ameça os planos de Todd: Adolfo Pirelli, o rival italiano e antigo empregado na barbearia Barker. Collins imprudentemente chantageia Todd e acaba com a garganta cortada. 


" Aceite minha proposta ou confesse sua fraude."

 
O barbeiro mostra o cadáver para a enhora Lovett que tem a brilhante idéia de usar a carne do homem em sua tortas. Assim se inicia a sociedade macabra entre os dois. Tudo funciona bem com Todd "barbeando" e a senhora Lovett servindo a toda Londres que abarrota seu pub a procura de, agora, melhores tortas da cidade.


"Os négocios precisam se erguer. Dívidas para serem quitadas. Pense nisso como economia! É um presente! Se é que você entende..."
Assim de maneira poética e mórbida, Todd aperfeiçoa suas técnicas, afina seu gosto pelo sofrimento e molda sua performance para o ato final:ceifar a vida do juiz Turpin.


"Eu volto novamente quando você tiver juiz no menu! "


O marinheiro Hope, ignorando a ameaça do juiz Turpin, volta à janela de Johanna. Johanna então atira uma chave para o rapaz, com a intenção de fugir de Turpin. Hope, exultante, corre para a barbearia de Todd. Todd naquele momento está prestes a cortar a garganta do juiz, que foi até lá pela recomendação do Beadle Bamford, intencionando parecer mais sedutor para conquistar sua protegida Johanna, com quem pretende se casar.


Então Hope entra pela porta, sem ver o juiz, falando que Johanna fugiria com ele naquela noite. O juiz se levanta e promete nunca mais voltar áquela barbearia, vendo a ralé que ali frequentava. Todd expulsa Hope da barbearia, furioso.


  A Sra. Lovett vai verificar o motivo de tanta gritaria. Sweeney, enlouquecido de fúria, jura que vai matar o juiz, mas que enquanto isso não acontece, ele praticaria em menos ilustres gargantas.


Benjamin Barker, ou Sweeney Todd, foi estudado por muitos historiadores ao decorrer dos anos. Foi um dos primeiros exemplos de lenda urbana de todos os tempos.


A primeira aparição da história foi em A String of Pearls, a versão original do conto em 1846/1847. E o enredo acabou parando na Broadway, canções, e inúmeras adaptações!


 "Eu ainda não tinha filmado com Johnny, ele é ótimo e foi maravilhoso comigo. Ele é muito disciplinado e consciente, provavelmente muito mais do que eu e Tim (risos). E Johnny me ajudou muito porque estando grávida, não é todo dia que você está bem, sabe. Para piorar, eu tive de desistir da cafeína durante esse período, então às vezes precisava de um sinal para ver para que lado estava a câmera…"
Helena Carter - Senhora Lovett


Tim entregou nas mãos de Johnny um CD do musical da história, feito por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.Helena e Tim já eram grandes amantes da história de Sweeney, e certamente o que faltava para o “plano” dar certo era Johnny. 
Tim e John entraram de cabeça no projeto. Johnny aprendeu a cantar em um estúdio com seu amigo Bruce Witkin, enquanto Helena contratou um professor. Johnny participou também da criação do visual de Sweeney, o que foi discutido nos primeiros encontros.

A mecha no cabelo? Johnny Depp explica: "A idéia era que ele sofria esse enorme trauma, de ser mandado para longe, preso em um lugar. Aquela mecha branca veio a partir do choque trazido pela fúria. Representa sua fúria em relação ao que aconteceu. Certamente não é a primeira vez que alguém usa esse recurso. Mas funciona. Sozinha, já conta uma história."



Mesmo sendo uma adaptação de um musical que não foi colocada lá muita “fé”, o filme teve 86% dos críticos deram o resenhas de filmes positivos, com base em 215 avaliações. Além de ser listado mais de uma vez como um dos melhores filmes de 2007.
A cena final, nos Estados Unidos, possui ângulos alternativos a uma das mais violentas cenas de assassinato, diferente do que ocorreu no resto do mundo. As edições, juntas, somam de três a cinco segundos. A versão estadunidense foca mais em Todd do que no amontoado de sangue que pode ser visto intensamente na versão internacional. Há partes no filme, em que Todd, aparece com uma grande quantidade de sangue em sua face. As edições foram necessárias para obter uma classificação "R" no país.




Principais premios


Óscar 2008 (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor direção de arte.
  • Indicado na categoria de melhor ator (Johnny Depp) e melhor figurino.
Globo de Ouro 2008 (EUA)
  • Venceu nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor ator - comédia / musical (Johnny Depp)
  • Indicado nas categorias de melhor diretor e melhor atriz - comédia / musical (Helena Bonham Carter).
BAFTA 2008 (Reino Unido)
  • Indicado nas categorias de melhor figurino e melhor maquiagem


"It's Todd now, Sweeney Todd. And he will have his revenge!"





1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal! Sou apaixonada por este filme e por todos os filmes de Johnny Depp. Gosto muito do Tim Burton e da Helena Bonham Carter também.
O post está maravilhoso! Parabéns!

Postar um comentário

 

Tia Pretta Design by Insight © 2009