segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Filme: O silêncio dos Inocentes


Não há descrição para o que ele é...


Título original: The Silence of the Lambs.
Gênero: Thriller/Policial/Drama.
Ano: 1991.
País de origem: USA.
Duração: 118 min.
Língua: Inglês.
Diretor: Jonathan Demme.
Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn, Ted Levine, Anthony Heald.

Um assassino em série chamado Buffalo Bill está solto, sequestrando e matando mulheres. O FBI então escala Clarice Starling, novata, para entrevistar um criminoso psicótico, inteligente e violento afim de achar qualquer ligação que a faça encontrar o assassino.

Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma mariposa tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.


O psicopata em questão é Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante que melhor do que ninguém, tem a capacidade de traçar um perfil psicológico de Buffalo Bill e ajudar nas investigações. Lecter está condenado à prisão perpétua por nove assassinatos e detido há mais de oito anos. Lecter é um canibal.

"Muito cuidado com Hannibal Lecter. Não lhe conte nada pessoal. Você não quer que ele entre em sua cabeça. Faça seu trabalho, mas não se esqueça do que ele é."


Clarice por algum motivo agrada Lecter que resolve ajudar com o caso. O problema é que o psicopata exige que em troca das informações, a policial sacie sua curiosidade doentia contando detalhes sobre a vida dela no passado.


"Um pesquisador de censo tentou uma vez me testar. Eu comi o fígado dele com feijão preto e um bom chianti."  


 Búffalo Bill está em guerra com a sua própria identidade, vivendo um terrível conflito. Ele se vê como um transexual, infeliz com a sua forma física, que busca se libertar de sua condição de homem. Sua voz ora soa máscula, ora efeminada. Busca fazer para si uma segunda pele, é por isso que esfola suas vítimas.


Clarisse ignora todas as recomendações e entra no jogo de Lecter, contado-lhe sobre sua vida e em troca como prometido recebendo informações úteis para a prisão de Bill.



"Ele não é um verdadeiro transexual, mas acha que é, ele tenta ser. Billy odeia a própria identidade e acha que isso faz dele um transexual. Mas sua patologia é mil vezes mais selvagem e mais aterrorizante."

 A jovem agente passa a seguir as pistas fornecidas pelo monstruoso psiquiatra, ao contrário da polícia que se envereda por outros caminhos. Suas investigações concentram-se na primeira vítima de Buffalo Bill, crendo que a mulher que despertou sua inveja certamente deveria viver próxima a ele.
 
 Com isso, ela descobre a residência atual de um ex-vizinho dessa vítima e, já indo embora, vê uma mariposa exótica voando no interior da residência, indicando ser aquele o verdadeiro homicida.

Clarice corre contra o tempo para conseguir salvar esta última vítima de Buffalo Bill. Para complicar ainda mais, o Dr. Chilton, chefe da Instituição onde Lecter está detido, oferece a ele ser transferido para outra cidade, se disser qual o nome de Buffalo Bill e onde ele está. E Lecter aceita, se Chilton o levar até a cidade onde vive a senadora.

"Ele é um monstro, um psicopata absoluto. Em termos de pesquisa, Lecter é nosso espécime raro. Tentamos estudá-lo, mas ele é sofisticado demais para os exames."

Mas Clarice Starling parece certa em encontrar Búfalo Bill, o psicopata que anda aterrorizando a população. Até que, seguindo uma dedução lógica de pistas, Starling encontra Búfalo Bill e salva a filha da senadora. 


Transferido de cela Hannibal consegue fugir e entra em contato com Clarisse, dizendo para ela não se preocuopar com ele, alegando que o mundo é bem mais interessante com a agente nele.



Hannibal Lecter fica em cena apenas 17 minutos, tempo necessário para deixar os espectadores petrificados e seduzidos pelo facínora. Se Anthony Hopkins ficasse mais tempo no filme, poderia tê-lo desequilibrado, mas ele sai de cena no momento certo para dar lugar ao talentoso Ted Lavine como Buffalo Bill.

Na capa do filme, o curioso é que o famoso desenho, a qual a mariposa da morte ganhou destaque: A caveira, nada mais é do que mulheres nuas, deitadas em quietude plena. Uma Associação ao silêncio do post mortem das vítimas.

 
Ela traz na cabeça uma mancha em forma de caveira. E se refere a Buffalo Bill, evocando a sua metamorfose.

Consagrado como um dos mais importantes filmes do cinema da década de 1990, O Silêncio dos Inocentes foi a terceira obra a vencer as cinco principais categorias do Oscar. Os outros dois filmes que conseguiram esse feito foram Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (1934) e Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (1975).


A inspiração para O Silêncio dos Inocentes veio da relação real entre o professor de criminologia da Universidade de Washington, Robert Keppel, e o serial killer Ted Bundy. Bundy ajudou Keppel em sua investigação das mortes em série no Green River em Washington. Enquanto Bundy foi executado em 24 de janeiro de 1989, o caso de Gree River ficou sem solução até 2001 quando Gary Ridway foi preso. Em 5 de novembro de 2003 ele foi considerado culpado por 48 assassinatos em primeiro grau no tribunal de King County, Washington.


Anthony Hopkins descreveu sua voz como Hannibal Lecter como uma mistura de Truman Capote e Katharine Hepburn;


Em preparação para o seu papel Anthony Hopkins estudou arquivos de serial killers. Ele também visitou prisões e estudou assassinos condenados ele também esteve presente em alguns julgamentos concernentes a serial killers.


Na preparação para o seus papéis foram dados a Jodie Foster e Scott Glenn fitas caseiras gravadas pelos serial killers enquanto torturam e matavam as vítimas que eles capturavam. Jodie não quis escutar a gravação, Glenn o fez mas se arrependeu depois dizendo que os sons não conseguiam sair de sua cabeça.


 Clarice Starling esta na 16ª (50 listados) posição como heroína do cinema (incluido homens e mulheres). Hannibal Lecter encontra-se na 1ª posição do ranking dos vilões da história do cinema entre os 50 listados. A lista foi preparada pelo American Film Institute.


"Bem Clarice,os cordeiros pararam de gritar?"



0 comentários:

Postar um comentário

 

Tia Pretta Design by Insight © 2009