terça-feira, 25 de setembro de 2012

Filme - Moulin Rouge - Amor em vermelho


"A coisa mais importante que você pode aprender é só amar e ser amado em troca"

Nome Original: Moulin Rouge!
Direção: Baz Luhrmann
Produção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann
Craig Pearce
Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo, 
Jim Broadbent, Richard Roxburgh, Kylie Minogue.
Lançamento: Agosto.2001
 
 
 A história se passa em 1899 e gira em torno de um jovem poeta, Christian, que desafia a autoridade do pai ao se mudar para Montmartre, em Paris, considerado um lugar amoral, boêmio e onde todos são viciados em absinto. Lá, ele é acolhido por Toulouse-Lautrec e seus amigos, cujas vidas são centradas em Moulin Rouge, um salão de dança, um clube noturno e um bordel (mas cheio de glamour) de sexo, drogas, eletricidade e - o que é ainda mais chocante - de cancan. É então que Christian se apaixona pela mais bela cortesã do Moulin Rouge, Satine.
 

Desde o início fica claro que o futuro de Satine é trágico. Sua primeira cena é logo entrecortada com uma outra de seu final nada animador. Satine está morrendo de tuberculose, típica doença dos boêmios românticos. Já Christian é uma encarnação de Orfeu. 
 
 
O problema é que Zidler, o dono do Moulin Rouge, fez um acordo com o Duque para transformar o estabelecimento em um teatro. Ele promete Satine para ele, mas ela acaba confundindo o Duque com Christian e os dois se apaixonam. Então, a peça escrita é sobre o triângulo amoroso que se formou sem o conhecimento do Duque.

 
"Sou uma cortesã, sou paga para fazer os homens acreditarem naquilo em que querem acreditar."
 
 
A trilha sonora é um dos grandes ápices do filme. De Like a Virgen de Madonna á Smell Like a Teen Spirit de Nirvana, o musical trás todos os estilos músicais tranformados em ritmos de cabaré. 

 
 Outro destaque do filme é exatamente este. Para quem não sabe, Roxanne é uma música de rock do grupo Police. Eles a transformaram em tango. Nenhuma música que eles usaram ficou no original. Todas foram modificadas de forma perfeita. Quer dizer, não tinha como não falar de Satine sem citar em alguma canção que ela era uma prostituta. 
 
 
" Os franceses ficam contentes em morrer de amor. Eles se deliciam em duelos. Mas eu prefiro um homem que viva... e dê... jóias caras"
 


Moulin Rouge foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado para o Oscar de melhor filme. A última indicação nesta categoria que o gênero recebera foi em 1979, com O Show Deve Continuar. Curiosamente, a canção The Show Must Go On (O show deve continuar) da banda inglesa Queen é utilizada no filme Moulin Rouge!.



" Eu espero que não se importe, de eu ter colocado em palavras o quanto a vida é maravilhosa agora que você está no mundo."
 
  
As filmagens de Moulin Rouge! tiveram que ser interrompidas por duas semanas, devido a uma fratura de costela sofrida pela atriz Nicole Kidman, após rodar uma cena de dança do filme.Após a recuperação de Kidman, ela ainda sofreu outro problema físico durante as filmagens: ao realizar uma cena de dança, escorregou e caiu de joelhos, rompendo o menisco, o que a obrigou a tomar analgésicos até o término das filmagens de Moulin Rouge!.
 
 
" Nós temos uma dança nos bordéis de Buenos Aires. Conta a história de uma prostituta e um homem que se apaixona por ela. Primeiro, há o desejo. Depois, paixão. Depois, suspeita. Ciúme. Raiva. Traição. Quando o amor é arrebatador, não há confiança. Sem confiança, não há amor. O ciúme, sim, o ciúme vai te deixar louco."
 
 
A perfeita química entre Kidman e Mcgregor é essencial para a credibilidade das cenas de amor, e em nenhum momento tornam as mesmas "piegas" ou "forçadas", nem mesmo no espetacular e deprimente desfecho. 


O figurino ganhou destaque, conquistando o Oscar em 2011. Retrô luxuoso, sensual e bem elaborado que retratava a vida burlesca parisiense do início do século XX, o figurino foi criado pelos figurinistas Catherine Martin e Angus Stratie.


“Moulin Rouge – Amor em Vermelho”, filme dirigido e co-escrito pelo diretor australiano Baz Luhrmann, pode ser considerado como um tributo à beleza, à liberdade e ao amor. Porém, muito mais do que isso, é uma verdadeira homenagem a um dos momentos mais cruciais de uma das épocas mais efervescentes da cultura européia: a Belle Époque, momento em que transformações culturais profundas pautaram novas maneiras de viver e de pensar o dia a dia.
 

O Moulin Rouge, que é um dos pontos turísticos mais famosos da capital francesa, localizado em um dos bairros mais boêmios da cidade (Montmartre), era um símbolo fortíssimo dessa época de transformação. Um cabaré onde o cancan dominava, cujas cenas inspiravam a obra do pintor Toulouse-Latrec, e que era o símbolo perfeito para o clima libertário que era uma constante daquela época.
 
 
INDICAÇÕES (2 vitórias):
1. Melhor Filme: Fred Baron, Martin Brown e Baz Luhrmann
2. Melhor Atriz: Nicole Kidman
3. Melhor Fotografia: Donald McAlpine
4. Melhor Direção de Arte: Catherine Martin e Brigitte Broch (venceu)
5. Melhor Maquiagem: Maurizio Silvi e Aldo Signoretti
6. Melhor Figurino: Catherine Martin e Angus Strathie (venceu)
7. Melhor Edição: Jil Bilcock
8. Melhor Som: Andy Nelson, Anna Behlmer, Roger Savage e Guntis Sics
 

 "Conte nossa história, Christian, dessa forma eu sempre estarei com você."

0 comentários:

Postar um comentário

 

Tia Pretta Design by Insight © 2009