quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Filme - Trainspotting



"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV enfiando porcaria na sua boca. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver." 


(Trainspotting, 1996)  

• Direção: Danny Boyle
• Roteiro: Irvine Welsh (romance), John Hodge (roteiro)
• Gênero: Drama
• Origem: Reino Unido
• Duração: 94 minutos
• Tipo: Longa-metragem
 


Trainspotting, na gíria escocesa, é uma atividade sem sentido, algo que é uma total perda de tempo. Essa expressão resume as vidas de Rents, Sick Boy, Tommy, Matty, Spud e Begbie, jovens moradores de Edimburgo que passam a maior parte de seu tempo se embebedando em pubs, arrumando confusão, assistindo a jogos de futebol pela televisão e, principalmente, se drogando.



A heroína é a droga preferida, um barato que dura tempo suficiente para aplacar a banalidade da existência. Pelo menos até o próximo pico.

 
Baseado no livro de Irvine Welsh, o roteiro mostra a trajetória de Renton, um dos muitos jovens drogados do submundo de Edimburgo. Junto com seus amigos, vive loucamente até o dia em que decide abandonar o vício em heroína. Polêmico cult-movie que revelou ao mundo o cineasta Danny Boyle e dos atores Ewan McGregor e Robert Carlyle. A trilha sonora traz músicas de Iggy Pop, Underworld, Lou Reed, Blur, entre outros.



O filme gerou polêmica em alguns países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos da América, devido à alegações de que ele promovia o uso de drogas. O senador estadunidense Bob Dole o criticou duramente durante a campanha eleitoral para a presidência de 1996, apesar de ter admitido que de fato não chegou a assistir ao filme.

Apesar das críticas, Trainspotting foi geralmente aclamado como um filme bastante original e interessante, retratando o movimento clubber no Reino Unido. Em 2004, foi considerado pelo The New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos.
 

 Principais prêmios e indicações

Oscar 1997 (EUA)
  • Indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.
BAFTA 1996 (Reino Unido)
  • Venceu na categoria de melhor roteiro adaptado.
  • Indicado nas categorias de melhor filme britânico (Prêmio Alexander Korda).
Prêmio Bodil 1997 (Dinamarca)
  • Venceu na categoria de melhor filme não-americano.
Brit Awards 1997 (Reino Unido)
  • Venceu na categoria de melhor trilha sonora.
Independent Spirit Awards 1997 (EUA)
  • Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

"Por que eu ia querer isso? Preferir não ter uma vida, preferir ter outra coisa! E os motivos? Não há motivos. Pra quê motivos se você tem heroína? "

0 comentários:

Postar um comentário

 

Tia Pretta Design by Insight © 2009