sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Filme - Chicago


"Se não conseguir a fama, seja infame!"


Filme: Chicago
Ano: 2002
Diretor: Rob Marshall
Roteiro: Bill Condon
Trilha Sonora: John Kander (música) e Fred Ebb (letra) com participação de Danny Elfman
Gênero: Comédia, Musical, Drama, Crime 
Elenco: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, John C. Reilly, Queen Latifah, Taye Diggs, Dominic West, Christine Baranski, Mýa Harrison, Lucy Liu.

Baseado no famoso e homônimo musical da Broadway, “Chicago” se passa na Illinois da década de 30 e conta a história de Velma Kelly (Catherine Zeta Jones), grande cantora de cabaret que é presa após matar o marido e a irmã. No mesmo dia é aprisionada Roxie Hart (Renée Zwelger), aspirante a cantora e assassina de seu amante após descobrir que o mesmo não a colocaria no vaudeville.


Na época a mídia sensacionalista fazia cobertura de crimes passionais transformava assassinas em artistas, o que é maravilhoso para a carreira de Velma Kelly. O que ela não imaginava é que Roxie Hart roubaria a cena, principalmente após ter contratado o inescrupuloso Billy Flinn (Richard Gere) como seu advogado.
  
Flynn promete a Roxie que fará dela uma celebridade e, assim sendo, ela será absolvida por um júri formado de pessoas que, assim como toda a cidade, a amará. Flynn manipula a imprensa e o público para que possam crer que Roxie está na cadeia por razões erradas e, assim sendo, o público passa a idolatrar Roxie e a acreditar que ela é uma garota boa que está mais do que arrependida com o que cometeu.

"Sou o melhor advogado de Chicago. Se Jesus tivesse me conhecido ele não teria acabado daquele jeito."
 
 Enquanto isso, Velma começa a ser esquecida por ambos, imprensa e público, o que a faz detestar Roxie. No entanto, Roxie também tem seu status de fama ameaçado quando uma nova assassina, uma herdeira chamada Kitty, que matou o marido e as duas amantes dele, entra em cena. Percebendo que seu status de celebridade estaria perdido ao menos que fizesse algo dramático para chamar a atenção da mídia, Roxie forja uma gravidez.
  
 Chicago é baseado na peça musical de mesmo nome escrita por Fred Ebb e Bob Fosse e primeiramente produzida em 1975. A peça musical, por sua vez, é baseada em outra peça, também intitulada Chicago, escrita pela jornalista Maurine Dallas Watkins em 1926.
 
 A peça de Watkins é baseada na história verídica de Beulah Annan e Belva Gaertner, duas mulheres que ganharam fama após terem sido acusadas e posteriormente absolvidas de assassinato na Chicago da década de 1920. Como jornalista, Watkins acopanhou de perto o caso de ambas.

  "Ele correu de encontro à minha faca. Correu de encontro a ela dez vezes."

Nas premiações do ano de 2003 o filme foi um sucesso: 13 indicações ao Oscar, levou 6, incluindo melhor filme; no BAFTA foram 12 indicações, ficou com apenas 2 prêmios; levou 3 de suas 8 indicações no Globo de Ouro, incluído melhor filme comédia ou musical. Nos sindicatos foi um sucesso ainda maior: melhor filme para os Produtores, melhor direção para os Diretores, indicado a melhor roteiro para os Roteiristas e 5 indicações para as atuações no Sindicato dos Atores, das quais levou 3, incluindo melhor elenco.



 
"And now the six merry murderesses of the Crookem County Jail
In their rendition 'The Cell Block Tango'"

  "Eu acho que a gente terminou por diferenças artísticas. Ele se achava bem vivo... e eu o achava bem morto!"

 "Quando eu voltei, eu abri a porta e peguei a Verônica e o Charlie fazendo a número 17: a ‘asa de águia’!"


O filme foi aclamado por vários críticos de jornais famosos. De acordo com Desson Thomson, do Washington Post, é "o musical mais emocionante, inteligente e excitante desde Cabaret". De acordo com Jonathan Foreman do New York Post, o filme é melhor do que o musical que o deu origem. Para Wesley Morris do Boston Globe, é apenas um pouco mais simpático e gentil do que o musical.


"All That Jazz!!!" 


0 comentários:

Postar um comentário

 

Tia Pretta Design by Insight © 2009